segunda-feira, 8 de junho de 2015

Transtorno Obsessivo Compulsivo


O que é o Transtorno Obsessivo Compulsivo?
O TOC é um transtorno mental caracterizado pela presença de obsessões, compulsões ou ambas. As obsessões são pensamentos, impulsos ou imagens indesejáveis e involuntários, que invadem a consciência causando  ansiedade ou desconforto. Já compulsões são comportamentos ou atos mentais repetitivos que o indivíduo é levado a executar voluntariamente em resposta a uma obsessão ou de acordo com regras rígidas, para reduzir a ansiedade/mal-estar ou prevenir algum evento temido.Assim, enquanto as obsessões causam desconforto emocional, os rituais compulsivos (sempre excessivos, irracionais) tendem a aliviá-lo, mas não são prazerosos. 

Sintomas do TOC:-medos de contaminação/lavagens
-dúvidas excessivas seguidas de verificações
-preocupação exagerada com ordem/simetria ou exatidão
 -pensamentos de conteúdo inaceitável (violência, sexuais, ou blasfemos)
-compulsão por armazenar objetos sem utilidade e dificuldade em descarta-los - ou colecionismo).



Diagnóstico do TOC:
Para  que seja estabelecido o diagnóstico de TOC é necessário que as obsessões ou compulsões consumam um tempo maior que uma hora por dia ou causem desconforto clinicamente significativo, ou comprometam a vida social, ocupacional, acadêmica ou outras áreas importantes do funcionamento do indivíduo. Os sintomas obsessivo-compulsivos não podem ser atribuídos ao efeito fisiológico direto de uma substancia (p.ex. droga de abuso ou a uma medicação) ou a doenças neurológicas e psiquiátricas.


Para concluir:
O TOC é um quadro em geral secreto, que apresenta infinitas possibilidades de apresentação, o que pode dificultar sua identificação. Envolve sempre medos descabidos, dúvidas insolúveis e comportamentos repetidos na busca de um alívio sempre fugaz.Implica, em geral, grande sofrimento e costuma ser subdiagnosticado e subtratado.
Mesmo quando as apresentações clínicas são semelhantes, cada paciente reage ao problema conforme o contexto sociofamiliar e suas características de personalidade, aspectos que devem ser sempre considerados no manejo de cada caso particular.


Isabele Freitas

 http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-44462001000600003&script=sci_arttext

https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=lZsrOKtEs9EC&oi=fnd&pg=PA177&dq=transtorno+obsessivo+compulsivo&ots=9Q7Rpf7aJZ&sig=N19Ck05beMWB3T3oNRmVYyVt3uU#v=onepage&q=transtorno%20obsessivo%20compulsivo&f=false

Nenhum comentário:

Postar um comentário